Outubro Rosa - Prevenção é ação!

Outubro Rosa - Prevenção é ação!

02 de Outubro de 2017

São diversas ações sociais, hoje realizadas no mundo inteiro, que têm o intuito de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O termo ?Outubro Rosa? surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque. Figura 2 O que é o Câncer de Mama? É uma doença multifatorial causada por alterações no tecido mamário que levam à multiplicação de algumas células defeituosas na mama.Em seu funcionamento normal, o corpo substitui as células antigas por células novas e saudáveis. As mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor. Figura 3 O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A incidência global está aumentando progressivamente, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, devido à maior detecção através do rastreio por mamografia e ao envelhecimento da população. Dados provenientes do Instituto Nacional do Câncer estimaram 57.900 novos casos em 2016, com mortalidade em torno de 15.000 mulheres / ano.
Em contraste, a taxa de mortalidade vem diminuindo devido a melhoria no tratamento e a detecção precoce. Hoje sabemos que o câncer de mama é curável se for detectado em uma fase inicial, com taxas de cura que superam 95%. Prevenção ? Consulta médica ginecológica anual
? Auto-exame : deverá ser realizado TODOS OS MESES
Se menstrua - 5° dia a partir do início da menstruação;
Se não menstrua ou se sua menstruação é irregular, escolha o primeiro dia de cada mês.

Exemplo:

Figura 4

Alguns sinais ou sintomas que podem estar presentes : ? Dor ou inversão do mamilo
? Vermelhidão, descamação do mamilo ou da pele da mama
? Aparecimento de nódulos (caroços) na mama ou na axila
? Saída de secreção espontânea pelo mamilo, sanguinolenta ou não
? Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente
? Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
? Nos casos mais avançados, é possível aparecer ulceração na pele Importante! Um nódulo na mama não significa necessariamente câncer. Grande parte dos nódulos mamários são benignos. As mamas se modificam naturalmente ao longo do ciclo menstrual, porém, ao notar as alterações e sintomas descritos acima é essencial procurar seu médico. Fatores de risco O câncer de mama não tem uma causa única. O principal fator de risco para o câncer de mama é o sexo, já que 99% dos casos afetam mulheres. Além disso podemos considerar que a probabilidade de um indivíduo desenvolver câncer pode ser influenciada por diversos fatores :
? predisposição genética ( corresponde a 10% dos casos)
? idade acima de 50 anos
? terapia hormonal prolongada na menopausa
? obesidade
? tabagismo
? sedentarismo
? alto consumo de álcool
? primeira menstruação precoce ou menopausa tardia Fatores de proteção Estima-se que cerca de 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas medidas saudáveis como :
? Praticar atividade física
? Alimentar-se de forma saudável
? Manter o peso corporal adequado
? Evitar o consumo de bebidas alcóolicas
? Amamentar Diagnóstico ? Exame clínico realizado pelo médico. Deve ser iniciado, como rotina, a partir de 25 anos .
? Mamografia

Figura 5 A mamografia auxilia na detecção precoce da doença. É uma radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer. Por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros), é realizada em um aparelho de raio X apropriado chamado mamógrafo.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a MAMOGRAFIA ANUAL PARA AS MULHERES A PARTIR DOS 40 ANOS DE IDADE, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.
? Ecografia mamária: está indicada para exame preventivo, juntamente com a mamografia, quando houver necessidade de complementação diagnóstica, principalmente para aquelas pacientes que apresentam mamas densas (mamas que contêm menos tecido gorduroso e mais tecido glandular).
? Outros exames de imagem como a Ressonância Magnética podem ser solicitados , em casos selecionados , para auxílio no diagnóstico.
Após exame físico e exames de imagem, a comprovação do diagnóstico de câncer deverá ser realizada através da biópsia do nódulo. Tipos Um tumor pode ser benigno (não perigoso para a saúde) ou maligno (tem o potencial de ser perigoso). Os benignos não são considerados cancerígenos. Suas células têm aparência próxima do normal, crescem lentamente e não invadem os tecidos vizinhos, nem se espalham para outras partes do corpo. Já os tumores malignos são cancerosos. Caso suas células não sejam controladas, podem crescer e invadir tecidos e órgãos vizinhos, eventualmente se espalhando para outras partes do corpo. Tratamento Atualmente o câncer de mama é classificado em diferentes subtipos, o que determina prognósticos e tratamentos diferentes. Após o diagnóstico definitivo da doença, a paciente será avaliada pelo seu médico assistente de acordo com as características da lesão presente, sua localização e a relação entre o volume da sua mama e o tamanho do tumor.
Os tratamentos para o câncer de mama são clínicos e cirúrgicos. Os cirúrgicos envolvem os tratamentos conservadores, aqueles que preservam a mama como as tumorectomias, quadrantectomias e os radicais - conhecidos como mastectomias. O tratamento clínico envolve vários tipos de medicamentos chamados quimioterápicos e hormonioterápicos, cada qual com sua função e efeito colateral.
Além disso, existe a radioterapia que deve ser empregada na sequência do tratamento cirúrgico, conservador ou em casos específicos de câncer avançado.
A tendência atual é oferecer tratamentos mais conservadores. O importante é enfatizar que o câncer de mama não é uma doença única e, portanto, uma equipe médica deverá identificar o tipo e INDIVIDUALIZAR O TRATAMENTO de cada paciente. Considerações finais O câncer de mama é, sem dúvida, o mais temido pelas mulheres, por seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal, porém, de acordo com o presidente da SBM, Antônio Frasson, o primeiro obstáculo ainda é a falta de informação da população de um modo geral. Segundo ele, em boa parte do país há um notório desconhecimento sobre a importância de se cuidar.
Portanto, seja uma mulher consciente. Agora você já sabe como se prevenir! Fontes:
Sociedade Brasileira de Mastologia - SBM / Ministério da Saúde / Instituto Nacional do Câncer - INCA / Portal Veja.com 1Dra. Sabrina Kahler Ribeiro Fontana
CRM 33344
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Blog
Curta a Pole no Insta!
Siga-nos no Instagram
Curta a Pole no Facebook