Estilo pessoal está na moda.

Estilo pessoal está na moda.

02 de Julho de 2019

Quantas vezes você já se perguntou: será que esta peça combina comigo? Ou também: comprei esta peça que é a tendência da estação, mas não consigo usá-la, será que não faz meu estilo?

As tendências e os ?padrões? impostos pela indústria da moda vêm perdendo força desde a ascensão dos blogs pessoais e o Instagram. A ?ditadura?da moda está dando lugar a escolhas mais conscientes e consumidores mais satisfeitos. Afinal, para nos sentirmos confortáveis e confiantes, precisamos de peças que nos representem!

Conscientemente ou não, julgamos e somos julgados diariamente pelo nosso exterior. Você sabia que as roupas falam muito sobre nós? Já parou para pensar que seu guarda-roupa é uma mistura de memórias e sonhos passados e futuros, além de um retrato do seu estado de ânimo?

O guarda-roupa também é uma caixa de ferramentas. Suas peças não são apenas espelhos, elas têm o poder de transformar: como o blazer preto que você coloca quando precisa se sentir mais confiante. Se você usar roupas largas e pretas para se ?esconder? do mundo quando está num dia ruim, estará conferindo uma conotação negativa a esse tipo de visual. Assim, em vez de fazer você se sentir bem, uma calça de moletom pode intensificar emoções negativas. Quando usamos roupas que não combinam com quem somos, nos sentimos desconfortáveis, mesmo quando não há nada de errado com as peças em si. Segundo (Rees, 2017) seu estilo é uma mistura de preferências diversas ? de cor, silhueta, textura, estampa ? que, juntas, criam uma narrativa visual única. Ele não é aleatório, tampouco é algo com que você nasceu: é um reflexo das suas experiências e das associações que fez ao longo dos anos.

Para um guarda-roupa ter funcionalidade, ele precisa ser otimizado de acordo com o seu estilo de roupas e de vida, não com o estilo de vida que você gostaria de ter. É importante também, que suas roupas se adequem as diferentes atividades que você realiza e na frequência que você as realiza.

Uma estratégia valiosa para obter o guarda-roupa dos seus sonhos é garantir que ele tenha um número equilibrado de 3 itens: peças básicas, peças fashion e peças vanguarda.

Peças básicas são as que compensam as mais ousadas e funcionam como pano de fundo neutro para o visual. Peças fashion são as que representam a essência do estilo e que você pode usar de inúmeras maneiras diferentes. Peças vanguarda são as que dão variedade às produções e ajudam a expressar as facetas do estilo. Ao contrário do que sempre foi ?pregado? não há uma definição clara do que é uma peça básica, uma fashion ou uma vanguarda, tudo depende do seu estilo. Tudo o que importa é a relação entre os itens no seu guarda-roupa.

1- Peças básicas Sua função é dar suporte e balancear o look. Elas podem diminuir a intensidade de um visual ousado e servir como um pano de fundo para outras peças. Também podem ser usadas para preencher quaisquer lacunas (por exemplo, quando você sabe que seu vestido vanguarda vai roubar a cena, mas ainda assim precisa de sapatos).Dica: Seus itens básicos devem ser mais simples que as peças fashion e vanguarda em termos de cor, modelagem e detalhes. Mas simples, não quer dizer sem graça ou sempre igual. Toda peça no seu guarda-roupa deve refletir seu estilo, incluindo as básicas. Exemplos de peças que podem ser consideradas básicas:

2- Peças FashionSão a base do seu guarda-roupa. Elas refletem 100% do seu visual e do espírito do seu estilo, e são ultra versáteis e adequadas ao seu estilo de vida. As peças fashion perfeitas para você não são particularmente ousadas nem tão simples, mas estão bem no meio do que você considera um estilo descontraído e refinado. Estas, devem ter tratamento prioritário, pois vão ter o maior impacto na capacidade de expressar seu estilo. Dica: que peças fashion preciso para criar visuais que me representam?Exemplos de peças que podem ser consideradas fashion:

3- Peças vanguarda Representam uma chance de expressar diferentes aspectos do seu estilo. Monte um look só de peças vanguarda para ocasiões especiais ou em qualquer momento que estiver buscando algo mais ousado. Ou combine uma peça com outras peças fashion e básicas. Dica: Não precisam ser tão coringa quanto o resto do seu armário. Exemplos de peças que podem ser consideradas vanguarda:

Aposte em você e capriche na sua produção!

Márcia Sotoriva é Mestre em Comunicação de Moda ? Merchandising, pela Universidade do Minho/Portugal , Pós-Graduada em Criatividade em Produtos de Moda pela Universidade de Caxias do Sul e também Graduada em Design de Moda pela mesma instituição . Realizou aperfeiçoamento em Criação de Produtos e Consultoria de Estilo ênfase em armários sustentáveis pela Saint Martins ? University oftheArts London/Inglaterra. Trabalhou como estilista por 12 anos e atualmente é Coordenadora e Docente do curso de Design de Moda da Faculdade Senai/ Jaraguá do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Blog
Curta a Pole no Insta!
Siga-nos no Instagram
Curta a Pole no Facebook