Adoção: um movimento de expansão da energia do amor incondicional.

Adoção: um movimento de expansão da energia do amor incondicional.

13 de Abril de 2022

Adotar uma criança é uma escolha de viver o amor incondicional, revolucionário e transformador. Para tanto é preciso superar as angústias, os medos e preconceitos para vivenciar este ato.

O amor, portanto, é a mola mestra do ato de adotar. É muito importante que os pais tenham compreensão da sua própria dinâmica psicológica, suas dificuldades, o que precisam superar, para que assim haja condições de estabelecerem parâmetros de uma relação saudável com os filhos. Quando os pais são seguros e felizes, os filhos tendem a espelhar esse comportamento deles também.

Uma adoção bem sucedida é aquela que nasce do desejo de viver o amor incondicional, dar afeto, onde os pais/mães, a princípio, podem dar mais do que receber. A decisão de adotar é quando você sente essa possibilidade de que a partir dela sua vida será uma constante troca com seu filho.

Essa troca, é pura energia em movimento. Tão forte que é capaz de expandir a ponto de alcançar e estimular outras pessoas a desejar também viver esse amor incondicional.

Foi na vivência de um processo de adoção, da experiência da adoção da sua filha que Shirlei Omizzolo, advogada e empresária, criou o Instituto Filhos. Um movimento de pura expansão de energia!

O processo de adoção

Após dois anos esperando pela adoção de um filho, finalmente Shirlei e seu marido, Vilson Lorandi, receberam a notícia tão desejada: “a sua filha Amanda iria chegar!”.

“A partir do momento em que recebemos a notícia, tudo aconteceu muito rápido. Hoje nossa filha tem 23 anos e podemos dizer que ela é a realização do nosso sonho de sermos pais”, conta Shirlei.
Porém, todo o processo de adoção, até a chegada da Amanda foi desafiador.

“Na época, existia muitos preconceitos em relação à adoção. E por conta disso, existia poucas informações e transparência, o que gerava medos e incertezas”, explica a advogada. Diante dessa realidade, e de acordo com a experiência vivida, Shirlei, juntamente com outras amigas, decide ajudar outras famílias a optarem pela adoção.

Instituto Filhos

O Instituto Filhos foi criado em 2007 por um grupo de voluntárias, lideradas por Shirlei com objetivo de acolher e dar um suporte psicológico e jurídico a famílias adotivas. “O Instituto nasceu das dificuldades que encontramos para encaminhar o processo de adoção. Queríamos facilitar para outras famílias que tinham o desejo, porém tinham dúvidas e medos”, explica.

A partir de 2009, com a mudança da legislação sobre a adoção de crianças e adolescentes, o Instituto firmou parceria com a Vara da Infância e Juventude do Fórum de Caxias do Sul, para realizar a preparação das famílias que têm o desejo de adotar um filho, e este trabalho tem se mostrado de grande valia para as famílias e crianças.

“Hoje, nossos cursos e palestras são reconhecidos pelo Juizado Regional da Infância e Juventude. Somos responsáveis por toda a preparação pré-adoção e pós-adoção. Tanto de questões legais, quanto de questões psicológicas que estão envolvidas”, afirma Shirlei.

De acordo com ela, cerca de 60 famílias são atendidas por ano e mais de 10 mil já foram impactadas com conhecimento e acolhimento do Instituto. “Queremospromover uma cultura da adoção onde a prioridade é a colocação da criança e do adolescente em família substituta, minimizando os riscos de devolução, trabalhando preventivamente as questões familiares emergentes, conflitos e a participação da família substituta no desenvolvimento de possíveis soluções”, conclui.

Você já conhecia o Instituto Filhos? A história da Shirlei nos prova de que a energia do amor por um filho, pode gerar grandes movimentos e impactar outras pessoas. Lindo exemplo, concorda?

Texto escrito por Patrícia Janczak - Jornalista, Estrategista Digital e Mentora de Empreendedoras, prestadoras de serviços, que querem deixar de ser irrelevantes para se tornarem autoridade e referência por meio de um posicionamento digital estratégico. @paty.janczak

Avatar
Shirlei Omizzolo disse:
18 de Abril de 2022

Patrícia querida, obrigada!!
Conseguiste captar com muita afetividade e clareza os meus sentimentos de mãe e trabalho em prol da adoção, grata pelo carinho e cuidado!
Um afetuoso abraço,
Shirlei Omizzolo

Avatar
Gislaine dal pont disse:
13 de Abril de 2022

Shirlei! Parabéns por não medir esforço, para constituir está família, maravilhosa e alegre... muito orgulho de VC 💓

Avatar
Parvati disse:
13 de Abril de 2022

Shirlei! Parabéns pela sua história e por todo envolvimento em ajudar outras famílias. Muito inspirador!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Blog
Curta a Pole no Insta!
Siga-nos no Instagram
Curta a Pole no Facebook