A pandemia gerou um movimento de energia tão grande, que deixou um legado nas vidas e nos negócios.

A pandemia gerou um movimento de energia tão grande, que deixou um legado nas vidas e nos negócios.

25 de Abril de 2022

Desde o início, a pandemia causada pelo Covid-19 afetou empresas de diversos setores, e muitas precisaram até suspender as atividades, respeitando decretos municipais e estaduais.

Em meio ao caos, muitos negócios precisaram se adaptar, reformulando sua forma de trabalhar para garantir a segurança e saúde dos funcionários.

Diante de um cenário de total incertezas e medos, a necessidade de tomada de decisões assertivas e liderança na escolha por definir as melhores práticas foi o que guiou Luciane Sartori, gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente, a promover um movimento de mudança dentro da empresa de atuação, uma multinacional caxiense, com mais de 11.200 funcionários.

Para isso, foi necessária muita energia, afinal, o mundo estava mudando da noite para o dia. E toda essa mudança deixou um grande legado, que certamente ficará para sempre. Acompanhe!

O início – mundo parou
Quem não lembra do início da pandemia, em 2020, quando o mundo simplesmente parou para conter o avanço do Covid-19?
Ninguém esperava pelo que iria acontecer, muito menos, imaginava a maneira como tudo iria se desenrolar no decorrer de todo o ano.

“De um dia para o outro a doença ganhou força no mundo. E foi necessário tomar decisões muito rápidas na empresa, para minimizar os impactos. Então, mesmo diante de um cenário sem nenhuma certeza, cancelamos todas as viagens previstas. Colocamos todos os funcionários em férias, para que pudéssemos entrar em movimento”, conta Luciane.

A gerente tomou a frente do desafio. “Cabia a nós fazer as definições de protocolos necessários, pois, para retornar ao trabalho, teria que ser feito com toda a segurança possível”, conta.

Medidas para um momento complexo
Cada detalhe foi pensado e planejado com muita atenção e cuidado, afinal de contas, o momento era complexo. “Foi um processo muito intenso. Tínhamos que pensar e prever todos os detalhes que pudessem impactar na proteção dos funcionários e de suas famílias”, explica Luciane.

Medidas e protocolos de prevenção e cuidados foram adotados em todos os níveis da empresa. Foi necessária uma verdadeira revolução. “Em apenas 20 dias movimentamos toda a empresa em uma grande conscientização. Conseguimos mostrar que é possível cuidar das pessoas e continuar trabalhando com segurança”, afirma.

Pandemia deixou um legado
Após dois anos, toda a energia investida em garantir que as pessoas estivessem seguras e protegidas, com o menor impacto no negócio, resultou em um legado que certamente irá permanecer para sempre na cultura da empresa.

“Nós conseguimos adequar o ambiente de trabalho e definir um protocolo de saúde muito consistente e preventivo, onde as pessoas se sentiram muito seguras para manter as atividades. A prevenção e a produção fabril foram totalmente complementares e compatíveis, essenciais num momento de tantas incertezas. E creio que esse é um dos grandes legados que a pandemia nos deixou”, afirma Luciane.

Para ela, a necessidade de adaptar-se a uma nova realidade, em um cenário sem precedentes, e ter que agir com velocidade trouxe uma mudança de mindset para todas as áreas do negócio.

“A indústria vem trabalhando para tornar seus processos menos lentos e burocráticos. Na pandemia, precisei de “carta branca” para agir. E isso nos mostrou que é possível facilitar e agilizar para se adaptar rapidamente, desde que feito com gestão, responsabilidade e ética”, explica.

Além da mudança de mentalidade quanto à forma de trabalhar, Luciane também acredita que, a partir de tudo o que foi necessário enfrentar durante o início da pandemia, houve uma retomada com valores diferentes. “Passamos a dar mais valor à saúde e à família. Estamos olhando mais para nós mesmos e cuidando de quem é importante em nossas vidas”, conclui.

E para você? Qual foi o movimento que você precisou gerar durante a pandemia, e que ficou como legado na sua vida? Conte aqui abaixo, nos comentários!

Texto escrito por Patrícia Janczak - Jornalista, Estrategista Digital e Mentora de Empreendedoras, prestadoras de serviços, que querem deixar de ser irrelevantes para se tornarem autoridade e referência por meio de um posicionamento digital estratégico. @paty.janczak

Avatar
Parvati disse:
29 de Abril de 2022

Aqui na loja todo esse processo também foi bastante desafiador. Muita energia positiva para manter o grupo acreditando e buscando diariamente que tudo isso ia passar e que precissávamos passar o melhor para nossa cliente... e não falar só da pandemia. Feliz em estar neste novo momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Blog
Curta a Pole no Insta!
Siga-nos no Instagram
Curta a Pole no Facebook