A Moda a Seu Tempo.

A Moda a Seu Tempo.

14 de Agosto de 2020

Moda é comportamento. Esta expressão, à primeira vista, parece superficial, quando dita e repetida sem tomar consciência da verdade nela inserida.
Quando nos debruçamos sobre este assunto podemos perceber a profundidade desta afirmação.

Para começar palavra moda vem do latim, da palavra mudus, que significa comportamento, modo, atitude.

A história da moda afirma que até mesmo os primeiros seres humanos que surgiram no planeta, no norte da África, usavam moda, para se enfeitar. Com objetos que coletavam na natureza faziam adornos coloridos e enfeitavam seus corpos. À medida que o ser humano foi migrando mais para o norte, na Europa, surgiram outras necessidades. Além de enfeite, passaram a usar peles de animais para proteger os pés e também  para se agasalhar contra o frio. - Posso imaginar mulheres nas cavernas tecendo fios, penas e couro para aconchegar seus bebês.

Desde então a moda foi evoluindo devagar, assim como a civilização humana. Na idade média, todos, homens e mulheres usavam túnicas que ia dos ombros até os pés. E foi no século XV, que a humanidade teve um grande desenvolvimento em todas as áreas, como medicina, literatura, escultura, pintura, política, bem como nas ciências. Nesta época, as longas túnicas passaram a ser substituídas pela extravagância e excentricidade nos modelos e enfeites com muito brilho bordados e pedrarias, com foco especial nas roupas masculinas, posicionando o homem como o mais importante na sociedade.

Passaram-se séculos, enquanto reis e rainhas faziam suas extravagâncias, na forma de vestir e influenciando seus súditos. Foi a partir da primeira e segunda guerra mundial que a moda passou a seguir um comportamento mais sóbrio, que se estende até os dias atuais. 
Há alguns anos se pensava que a moda do século XX seria uma tendência de inspiração espacial, porém tomou rumo contrário. A saudade das décadas de vinte, quarenta, setenta, oitenta... foi trazida para a moda, cada uma a seu tempo, e serviram de inspiração até bem pouco tempo, quando todas estas influências passaram a ser permitidas trazendo consigo toda liberdade de comportamento, se refletindo na moda atual.

A moda nos permite compor nosso look, da maneira que nos convém, de acordo com nossa personalidade e nosso estilo de ser. Tudo é permitido e o importante é saber como carregar a roupa que estiver usando.
Nunca foi tão perceptível, a influência do comportamento sobre a moda quanto nas ultimas coleções. A proposta comfy que se traduz em bem estar e leveza são a moda da vez e vem se fortalecer com o fique em casa, com o home office e outras influências da pandemia.  A proposta é estar bem vestida se sentir leve, bonita e confortável ao mesmo tempo.

Diva Posser - Diretora Pole Modas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Blog
Curta a Pole no Insta!
Siga-nos no Instagram
Curta a Pole no Facebook