A escolha de ser um profissional da moda.

A escolha de ser um profissional da moda.

27 de Setembro de 2017

Moda é assunto envolvente. As roupas e hábitos de compras se tornaram um fenômeno social, cultural e econômico digno de estudo. Na hora de escolher carreiras, muitos são atraídos para o mundo da moda. Mas a moda é uma fantasia misteriosa. A moda parece ser responsável pelas rupturas, mas é também a força criativa para uma indústria estimulante e extremamente lucrativa. Então, como se tornar um profissional um profissional de moda? É sorte, talento, personalidade ou educação? Quais são as escolhas? A moda é uma opção profissional bastante comum, é uma das áreas de ensino superior bastante procurada. Um diploma é ainda a melhor arma de quem procura trabalho.
Pesquisas mostram que quem tem diploma ganha em média 25% a 30% mais do que os que não possuem. Os cursos superiores visam ensinar e desenvolver as habilidades exigidas no mercado. Embora não possam garantir sucesso, oferecem um ensino abrangente e adequado. Além disso, as ligações dos cursos com a indústria se tornam muito importantes para a futura carreira do aluno.
Não há um jeito certo ou errado de se tornar um profissional de moda. Cada aluno é único, tanto em termos de personalidade como nas reações ao mundo que encontram. O mesmo projeto pode produzir resultados diferentes quando feito por pessoas diferentes em diferentes épocas. Um dos grandes prazeres de ser estudante é a experiência de compartilhar e extrair ensinamentos de surpresas, triunfos e erros.
O desafio de um curso é tentar sanar o abismo, que aumenta muito rápido, entre as práticas de moda consagradas pelo tempo, e o movimento nas áreas de confecção, marketing e divulgação do século XXI. A moda não fica parada, e todos precisam correr para alcançar as mudanças.
Percebeu o que tudo isso significa?
Antes de se lançar para a sua carreira na indústria da moda, vale a pena descobrir se você gosta disso. A criação de moda vai além de ter talento para desenhar ou costurar. O que se espera é a capacidade de pesquisar, absorver e sintetizar ideias e técnicas. Criatividade em moda é a capacidade de gerar novas variantes e soluções para o antigo problema de cobrir o corpo, e renovar a excitante percepção do corpo no contexto contemporâneo. O truque é oferecer às pessoas algo que elas nem sabiam que queriam. (Diana Vreeland) Acredita que a carreira de moda é para você? Vá em frente!!!! Os cursos de moda costumam promover desfiles e mostras dos portfólios. Assista aos desfiles. Ao assistir aos desfiles você terá uma ideia da variedade de caminhos que pode seguir, da qualidade do curso e dos recursos que oferece. É importante que a escolha do curso não se baseie apenas nos folhetos de propaganda. A atmosfera de criatividade o clima do lugar e a infraestrutura são percebidas mais claramente numa visita ao local. roupas Antes de se inscrever em determinado curso, informe-se sobre os currículos, métodos de ensino, número de alunos por sala de aula, avaliação do MEC em relação ao curso. Confira também qual a parceria com indústrias do setor. Há várias oportunidades para estudar no exterior, ou como parte de sua formação acadêmica! São dezenas de parcerias com Instituições que oferecem Moda e Design.
O ateliê de um curso pode ser organizado de várias formas. Pode simular o estúdio de um designer ou o ambiente de uma pequena fábrica. Deve haver um equilíbrio entre o número de estudantes, professores e assistentes da área técnica. Mesmo que você não tenha planos de se tornar um mestre no corte de moldes, precisará entender a importância de medir e transferir essas medidas para um molde na hora de fazer um desenho ou trabalho de criação. Para desenhar bem, é essencial que você tenha uma boa formação na construção básica de moldes para os principais tipos de peças.
Se você acha que nasceu para isso, está esperando o que???
Matricule-se já... Você vai perceber que não é o final, na verdade é o começo de uma caminhada de sucesso... Você vai ser lançado no mundo profissional, e além...
Mercedes Lusa Manfredini
Coordenadora do Curso Design de Moda
Área de conhecimento de Artes e Arquitetura - Campus 8 - Cidade das Artes
Universidade de Caxias do Sul
Avenida Frederico Segala, 3099 Bairro Samuara (RS 122 Km 69) Caxias do Sul/RS
(54)3289- 9000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar no Blog
Curta a Pole no Insta!
Siga-nos no Instagram
Curta a Pole no Facebook